
Menu
Veículo: ANOTA, Agência de Notícias Tangará
Data: 20/10/2024
Eveline dos Santos Teixeira Baptistella nasceu em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, desde cedo teve paixão pelo jornalismo, ao longo de sua carreira, já atuou em diversas áreas do jornalismo como, jornalista, repórter, rádio, editora, audiovisual e assessoria. Atualmente ela está colocando seu conhecimento em sala de aula, sendo professora e pesquisadora, no Curso de Jornalismo na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Acessar pelo portal ANOTA:
Veículo: Portal RDNEWS
Data: 20/10/2024
A crise hídrica e o volume intenso de incêndios florestais no Pantanal mato-grossense mostram um aumento significativo de ameaças à biodiversidade, aos recursos naturais e ao estilo de vida dos animais e da população humana pantaneira. Ao RDNEWS a professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Eveline dos Santos Teixeira Baptistella, afirmou que a atual situação do bioma tem gerado consequências graves principalmente aos animais, que estão passando por uma mudança cultural profunda, em um processo chamado de “auto-domesticação”.
Acessar pelo portal RDNEWS:
Veículo: Portal G1 Mato Grosso
Data: 22/06/2024
Uma pesquisa global realizada pela doutora em pesquisa que estuda a relação entre humanos e animais, Eveline Baptistella, da Universidade do Estado Mato Grosso (Unemat), conta que os animais silvestres estão se adaptando à vida nas cidades e até mudando os comportamentos e culturas próprias, para conseguirem sobreviver em locais sem floresta e sem água em abundância.
Acessar pelo portal G1 Mato Grosso:
Veículo: Portal G1 Mato Grosso
Data: 09/01/2024
Uma DJ e um fotógrafo encontraram apoio nos animais de estimação durante crises de ansiedade. Eveline Baptistella, que estuda as relações entre humanos e animais, explicou que os pets entendem o comportamento dos donos e agem conforme a situação.
Acessar pelo portal G1 Mato Grosso:
Veículo: Portal MidiaJur
Data: 25/06/2023
Nos últimos dias nos deparamos com dois casos de animais silvestres no estado de Mato Grosso, dentro do perímetro urbano. Um bando de Capivaras – filhotes e adultas – entrando no prédio da Assembleia Legislativa, em Cuiabá. E o susto de moradores, do município de Sorriso, que viram uma onça-pintada jovem buscar refúgio na lavanderia de suas casas.
Acessar pelo portal MidiaJur:
Veículo: Veja Bem MT
Data: 03/04/2023
Durante essa semana tivemos várias aparições de animais silvestres em centros urbanos. Foi peixe nadando dentro de uma casa, sucuri engolindo cachorro, espécie em extinção de raposa passeando no parque, jacaré esperando homem na porta de casa e até mesmo um tucano se admirando em um prédio espelhado.
Todas essas situações, apesar do fator fofura, são um sintoma de um problema muito mais grave.
Acessar pelo portal Veja Bem MT: